terça-feira, 5 de novembro de 2013

Mapas para estudo.

 A Europa ocidental:



Mapa da reforma protestante:



Toda Europa:


A Europa setentrional (Norte europeu) compreende o norte da Europa, inclui os países nórdicos e a Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia. 

A Europa Ocidental é uma parte de Europa cujas fronteiras dependem da definição.O conceito de Europa Ocidental também está relacionado à noção de Mundo Ocidental.

A Europa central inclui o grupo de países europeus com grande parte da sua área relacionados com as cordilheiras dos Alpes.

A Europa Oriental compreende países localizados na porção oriental ou central da Europa.

Países Bálticos ou Estados Bálticos1 é o nome genérico pelo qual é conhecida a região no nordeste da Europa, na costa leste do mar Báltico, onde estão localizados os modernos estados da Lituânia, Letônia e Estônia.

A península Ibérica está situada no sudoeste da Europa. É formada pelos territórios de Gibraltar (cuja soberania pertence ao Reino Unido), Portugal, Espanha, Andorra e uma muito pequena fração do território da França nas vertentes ocidentais e norte dos Pirenéus, até ao local onde o istmo está situado1 . É a mais ocidental das três grandes penínsulas do sul da Europa, sendo as outras a península Itálica e a península Balcânica
A península Itálica ou península Apenina é uma das maiores penínsulas da Europa, medindo 1000 km dos Alpes, ao norte, ao centro do mar Mediterrâneo, ao sul.
Em forma de bota (em italiano, Lo Stivale) e situada no sul da Europa, consiste de três estados:
Península Balcânica ou Bálcãs, ou  ainda Balcãs, é o nome histórico e geográfico para designar a região sudeste da Europa que engloba a Albânia, a Bósnia e Herzegovina, a Bulgária, a Grécia, a República da Macedónia, o Montenegro, a Sérvia, o autoproclamado independente Kosovo, a porção da Turquia no continente europeu (a Trácia), bem como, algumas vezes, a Croácia, a Romênia e a Eslovênia e a Áustria.
O termo deriva da palavra turca para montanha e faz referência à Cordilheira dos Bálcãs, que se estende do leste da Sérvia até ao mar Negro.

O Leste Europeu. Europa Oriental ou Europa de Leste é uma região que abriga países situados na parte central ou oriental do continente europeu. Há várias interpretações para a abrangência do termo, frequentemente contraditórias e influenciadas por fatores geopolíticos e ideológicos. O número de países que o Leste Europeu compreende depende da área incluída em cada interpretação.
Ainda assim, mesmo que não tenham nenhuma homogeneidade absoluta, boa parte dos países da região apresenta várias similaridades tais como a presença forte de idiomas eslavos, e da religião cristã ortodoxa. Além disso, a maioria destes (à exceção da Grécia) adotou em algum momento de suas histórias o regime econômico socialista e o regime político de partido único, quase todos entre os anos de 1945 e 1989.

A Europa central é o conjunto dos países da Europa com a maior parte do seu território ligado às cordilheiras dos Alpes, incluindo as suas extensões para os Balcãs e os Cárpatos. Estes países ou os seus antepassados estiveram historicamente na situação de serem alternadamente invadidos e, por vezes, administrados por países da Europa ocidental (notavelmente o Sacro Império Romano-Germânico), pela Rússia, pela Polônia-Lituânia e até pelo Império Bizantino.



Os povos:

Anglo-saxão é a denominação dada à fusão dos povos germânicos (anglos, saxões e jutos) que se fixaram no sul e leste da Grã-Bretanha no século V, e a criação da nação inglesa, para a conquista normanda da Inglaterra de 1066.1 Em relação aos saxões, podemos dizer que eram um antigo povo da Germânia, habitantes da região próxima da foz do rio Álbis (atual Elba) e correspondente à atual região de Holstein na Alemanha. O indivíduo desse povo é o saxônico, saxônio ou saxão. Conquistaram a América do Norte (Canadá, Groenlândia e Estados Unidos)

Os saxões (em latim: Saxones, em inglês antigo: Seaxe, em saxão antigo: Sahson, em baixo-alemão: Sachsen) foram uma confederação de tribos germânicas nas planícies do norte da Alemanha, alguns dos quais migraram para a Grã Bretanha durante a Idade Média e se fundiram com os anglos, formando os anglo-saxões, que formariam o primeiro Reino da Inglaterra.

Anglos é um termo moderno que se refere a um povo germânico cujo nome deriva da antiga região de Ânglia, que atualmente é um distrito localizado em Schleswig-Holstein, Alemanha

Os latinos (lácios) foram um povo de origem indo-europeia que habitou sobretudo a zona centro-meridional da península Itálica no primeiro milénio a.C . Faziam parte do grupo dos italiotas, juntamente com os úmbrios, sabinos e volscos. Oriundos da Europa Central e da península Ibérica, espalharam-se por quase todo o território itálico, em ondas sucessivas. Neste movimento de ocupação, os latinos desempenharam o papel dominante, dinamizando suas ações a partir da aldeia que fundaram e que seria o núcleo inicial do maior império, erguido pelos seus descendentes romanos. Conquistaram a América Central e do Sul.

Os Indo-europeus são um conjunto de povos ou um suposto grupo étnico da Europa e da Ásia que falam línguas indo-europeias.

Povos germânicos ou Germanos são um grupo etno-linguístico indo-europeu originário do norte da Europa e identificado pelo uso das línguas indo-europeias germânicas que se diversificaram do proto-germânico durante a Idade do Ferro pré-românica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário